Saiba qual é o tabu por trás das primeiras famílias coloniais norte-americanas

Você provavelmente já ouviu falar do termo noivas por encomenda, o qual atualmente é um serviço onde algumas mulheres se anunciam online na esperança de casar com um homem de um país desenvolvido. Logo, é claro que isto visa uma melhor qualidade de vida, e não o verdadeiro amor. No entanto, estes acordos vêm acontecendo desde muito antes da internet existir. Aliás, você acreditaria se disséssemos que esta estranha indústria foi originada há vários séculos? Pois é, as noivas por encomenda foram fundamentais para a formação dos Estados Unidos.

O primeiro assentamento

Autorizada pelo Rei James I da Inglaterra, a Virginia Company of London estabeleceu assentamentos coloniais em toda a América do Norte. Em 1607, alguns colonizadores ingleses da empresa fundaram o James Fort, o qual seria mais tarde conhecido como o assentamento Jamestown. Apesar de ser famoso por ser o primeiro assentamento britânico fundado em caráter permanente no continente norte-americano, Jamestown ganhou fama por outro curioso motivo.

Adaptação

De início, a fome e algumas doenças assolaram a população de Jamestown. Dessa forma, os colonos precisaram se adaptar, expandindo as atividades agrícolas e fazendo fortuna com a cultura de tabaco. Porém, nem todo mundo estava contente. Embora o bem-sucedido John Rolfe tenha se casado com a nativa americana Pocahontas, os homens eram, em grande parte, solteiros.

Desequilíbrio

Em 1619, quase todos os habitantes de Jamestown eram homens. Assim, a maioria dos colonos não conseguia achar mulheres para serem suas esposas naquele lugar. Ainda que o fato de não encontrar o amor fosse triste, havia uma questão ainda maior em jogo: o futuro do assentamento. Sem mulheres que pudessem conceber filhos, Jamestown não duraria mais do que uma geração.

Momento pouco atrativo

Contudo, por que havia um desequilíbrio de gênero tão grande em Jamestown? Para começar, as mulheres estavam relutantes em deixar para trás suas confortáveis vidas na Inglaterra para um futuro de incertezas na América do Norte. Também, quando os relatos de fome, inanição e doença chegaram à Inglaterra, até as mulheres as quais eram mais mente aberta acabaram deixando o desejo por aventura de lado. Nisso, Jamestown continuava piorando.