Cientistas afirmam ter identificado o lugar exato de onde todos os humanos vieram

Há cerca de 200 mil anos, um enorme lago resplandecia sob o sol, cobrindo a extensão cristalina de um exuberante pântano. Ali, uma nova espécie - Homo sapiens - foi reunida. Estes humanos modernos vieram depois dos neandertais e, assim, a espécie humana finalmente começou seu reinado. No entanto, os cientistas acabaram de identificar o surpreendente lugar onde tudo teve início.

A geneticista Vanessa Hayes, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica sediado em Sydney, conduziu um estudo o qual utilizou dados científicos específicos para determinar o local exato do início da humanidade. Logo, Hayes e sua equipe especializada recorreram ao DNA mitocondrial, cuja coleta das células resultou em 1.217 amostras. Já que este material genético passa das mães para seus filhos, os pesquisadores precisaram encontrar uma população com uma linha materna muito antiga.

Ao coletar e analisar as informações certas de DNA, a equipe de pesquisa destacou uma área geral de origem. Após isso, vieram outras pesquisas arqueológicas e geológicas que, por sua vez, auxiliaram Hayes e os especialistas de sua equipe a encontrar algo espetacular: evidências de um gigantesco e antigo lago que se transformou em um pântano. Dizem que a exuberante vegetação foi cenário para os passos iniciais dos primeiros humanos da Terra. Aliás, a localização atual desse âmbito pode surpreendê-lo.

Os especialistas sempre acreditaram que a humanidade se originou no continente africano. Mapear evoluções e migrações tem sido uma tarefa difícil. De todo modo, eles afirmam que há aproximadamente sete milhões de anos os seres humanos começaram a evoluir, separando-se de primatas como o chimpanzé-comum e o bonobo.

Logo, já que os cientistas não possuem registros fósseis suficientes, é praticamente impossível encontrar todos os vínculos entre humanos e primatas. Na verdade, espécies inteiras podem ter surgido e desaparecido sem deixar rastros. Por isso que, em alguns casos, existem apenas pedaços de evidências para se trabalhar.